Projeto Futuro Procurador

O Projeto Futuro Procurador constitui programa organizado pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul - APERGS e Escola Superior de Advocacia Pública da Apergs – ESAPERGS, e tem como objetivo a divulgação e esclarecimento sobre a organização, atuação e importância da atividade de Procurador do Estado.

Apesar de inicialmente estar focado na atuação da Procuradoria-Geral do Estado, propicia o esclarecimento dos estudantes e profissionais do direito sobre as peculiaridades da advocacia pública, a qual não apenas se ocupa com a defesa da Administração e do Interesse públicos, mas também atua na orientação e controle dessa mesma Administração que representa. Essas distintas funções reservadas à Advocacia Pública, aliadas ao seu fortalecimento institucional nos últimos anos, propiciou um sensível aumento da importância da Advocacia Pública, transformando-a em uma das mais interessantes carreiras jurídicas atualmente.

Assim, com o esclarecimento do papel institucional da PGE/RS, busca-se apresentar aos alunos dos cursos jurídicos - tanto da graduação como da pós-graduação - uma visão diferenciada dessa interessante modalidade de carreira jurídica que é a advocacia pública, em todos os âmbitos federativos.

O Projeto Futuro Procurador é desenvolvido no formato de duas conferências distintas. A primeira, de cunho institucional, visa o esclarecimento sobre a estrutura, atividades e competências da Procuradoria-Geral do Estado. Após, o projeto contempla uma segunda exposição sobre tema variável envolvendo a atuação da Advocacia Pública, geralmente abordando temas de grande repercussão ou de interesse atual, tal como precatórios, ICMS, discricionariedade administrativa, controle da Administração Pública. Todas as palestras são ministradas por Procuradores do Estado, sendo possível, ao final, a abertura de perguntas aos conferencistas.

 
 
 
 
Confira mais fotos no link FOTOS